O crescimento e notoriedade contínua da gastronomia peruana é o resultado de uma mistura da diversidade cultural , através de um legado milenar.
O Perú possui uma incrível relevância no cenário gastronômico mundial, sendo considerado um dos países iberoamericanos com melhor gastronomia a nível mundial.
Os peruanos foram ao longo do tempo sendo reconhecidos após a descoberta de Machu Picchu, e depois disso sua valorização tem sido crescente e o Perú passou a fazer parte do mapa mundial de destinos turísticos mais procurados. Com tudo isso, os turistas começaram a perceber que esta terra inca tinha muito mais para oferecer e começaram a se encantar com sua comida e divulgá-a pelos quatro cantos do mundo.
Não é a toa que hoje o Perú é reconhecido pela quinta vez consecutiva como “O Melhor Destino Culinário do Mundo”.
E tudo isso não vem só da sorte, ou da força de Pachamama, mas de muitos anos de estudo , investigação de ingredientes, pesquisas sobre as influências de migração e mescla cultural, inovação e busca pela excelência.
O Perú possui um número difícil de acreditar em diversidade de alimentos, mas é tudo verdade! São mais de 3.000 variedades de batata e 2.000 de quinoa, além das centenas de ajís (pimentas) e mais de 50 tipos de milho.
Um dos 5 melhores restaurantes do mundo está em Lima, o Central, do renomado chef Virgílio Martinéz (#virgiliocentral) e dentre os melhores 50, estão os restaurantes de Gastón Acúrio (#gastonacurio), uma das personalidades que mais admiro, pela relevância que conseguiu dar para a gastronomia e cultura peruana nos últimos anos.
Peruano que é peruano gosta de comer bem e compartilhar destes momentos. Seu orgulho em relação às riquezas de seu país é algo para servir de exemplo a muitos de nós.
fotos: curso de gastronomia peruana, Lima, 2017
Com todas estas informações e um pouco de curiosidade no paladar, agora só falta vir apreciar um pouco mais , e ao vivo, aqui no Ají com Mel.